
Três mil anos de história fazem em uma ilha de encanto na Grécia, a ilha de Kos, um lugar especial para qualquer viajante, seja por suas praias paradisíacas, pela rica gastronomia, sua vida noturna ou por seu legado arqueológico, cultural e para a ciência.
A Ilha de encanto na Grécia é localizada muito perto das costas da Turquia, Kos é a segunda ilha mais popular do Dodecaneso, depois de Rhodes.
Devido à sua grande dimensão, com um litoral de mais de 290 km2 , Kos mantém um equilíbrio no desenvolvimento do turismo, com alguns lugares muito organizados e outros que são quase isolados e longe do turismo de massa.
Kos possui praias de tirar o fôlego. Os lugares mais turísticos estão localizados no lado sul da ilha, incluindo Kardamena e Kéfalos. É aqui que os visitantes podem encontrar grandes praias douradas com águas cristalinas.
A famosa Paradise Beach, em Kardamena, com areia branca e fina e tons de azul, faz jus ao nome, sendo o destino preferido daqueles que gostam de mergulho e outros esportes aquáticos. No norte da ilha, destaque para Tigaki, com águas mais calmas, ideais para família.

A experiência para os banhistas em Kos se torna ainda mais especial com a piscina natural de água quente e borbulhante, na Therma Beach, há 12km do centro da ilha. As temperaturas costumam variar entre 42ºC e 50ºC, e devido ao alto teor de enxofre, a água tem características curativas para casos de doenças da pele, além de ser uma oportunidade incrível para relaxar.

No porto, localizado em Kos Town, na região central, barcos, lanchas, catamarãs e iates de diversos tamanhos estacionados em frente a avenida principal, são uma atração à parte. De lá partem excursões diárias para ilhas vizinhas e outras mais distantes, como Rhodes, por exemplo, e para a vila de Bodrum, na Turquia – que fica há apenas 30 minutos de barco da ilha de encanto na Grécia, a ilha de Kos.

Bodrum tem um comércio pulsante, com lojas que vendem desde artesanatos, vestuários e acessórios locais e réplicas de marcas famosas, a preços bastante acessíveis.
A beira mar se encontra opções de restaurantes típicos, além de outras atrações que fazem do passeio especial.

A ilha turca pode ser vista de diferentes partes de Kos, e fica ainda mais bonita durante a noite com suas luzes brancas de fundo. Entretanto, a vista mais privilegiada para Bodrum, é a do Castle of the Knights of Saint John, na entrada do porto. O castelo foi construído pelos cavaleiros de São João no século 15 no local de uma antiga fortaleza.
Depois de vários ataques dos turcos, os cavaleiros romanos, que dominavam a ilha naquela época, decidiram fortalecer as fortificações e construíram as formidáveis muralhas e torres exteriores do castelo, que existem até hoje, e de lá conseguiam visualizar os navios inimigos adentrando seu território.
A Grécia tem muitas belezas e encantos e a ilha de Kos é com certeza uma delas.
Conhecer a charmosa ilha vulcânica de Nisyros também faz de Kos um destino para todos os gostos. E possível visitar a cratera de um vulcão que esteve ativo pela última vez em 1987, sendo um dos únicos vulcões do mundo onde é possível caminhar pela sua cratera, e que ainda se mantém quente.
A pequena ilha de apenas mil habitantes confere aos visitantes paisagens incríveis por todos os cantos. Sua tradicional arquitetura, com casas pintadas em branco e janelas em tom azul, que seguem as cores da bandeira grega, preservam o antigo e característico estilo de arquitetura do país.

E, finalmente, para um pouco da história, o Asklepion é um dos sítios arqueológicos mais importantes da Grécia. La estão os restos do primeiro hospital do mundo, onde os médicos começaram a introduzir a pesquisa de Hipócrates no dia a dia do trabalho para ajudar a salvar os pacientes. O pai da medicina, inclusive, nasceu em Kos, de quem os cidadãos locais muito se orgulham.
Vida noturna na Grécia
Kardamena, que já foi uma pacata vila de pescadores, agora é o local ideal para quem procura uma ótima noite em Kos, com direito a karaokê, pubs ingleses e baladas.
Em Kos Town há uma concentração de bons restaurantes e tavernas de comida grega, particularmente na Praça Eleftherias, além de bares e baladas para agradar um público de todas as idades. Psalidi, por sua vez, possui tavernas charmosas a beira mar, sendo uma opção mais tranquila para uma noite fora.

Para fechar a estadia com chave de ouro em Kos, a pequena e charmosa Zia, localizada nas encostas da montanha Dikeos, oferece algumas vistas deslumbrantes de toda ilha. O local recebe diariamente moradores e turistas chegam para conferir o pôr do sol e se estendem pela noite, para assistir a danças típicas regados a boa comida grega.
Fonte: Redação Viajar